Centro de
Empreendedorismo

Criado pelo ato executivo 005/reitoria/2006 tem a Missão de Disseminar a gestão empreendedora na comunidade interna e externa e como Visão, Ser um centro de referência na interlocução entre a Comunidade Acadêmica, o Governo e a Sociedade como agente da transformação social.

Consultoria

Estratégias de ação para a elaboração e monitoramento de planos estratégicos e de projeto.

Capacitação

Estratégias de ação na promoção de palestras, seminários, cursos e workshops.

Desenvolvimento

Elaboração e execução de projetos e sua avaliação, divulgação, integração e negociação.

Linhas de Pesquisa

Tecnologia Social

TS é definida pela Rede de Tecnologia Social - RTS - como produtos, técnicas e / ou metodologias reaplicáveis, desenvolvidas na interação com a comunidade e que representem efetivas soluções de transformação social.

No plano conceitual, a Tecnologia Social propõe uma forma participativa de construir o conhecimento, de fazer ciência e produzir tecnologia. Propõe uma alternativa de intervenção na sociedade, que aponte para o desenvolvimento no sentido amplo desta palavra, de realização das possibilidades do ser humano.

No plano material, as experiências estão aplicando a idéia de TS na construção de soluções para questões sociais variadas.

(682) 597-1269

Avaliação

A nova visão da Avaliação, segundo uma abordagem de transformação e aprimoramento, objetiva contribuir para a construção de novos processos que permitam a identificação de propostas de avaliação, suas ações, resultados, alternativas de intervenções e melhorias, retornando aos avaliados as possibilidades reais de mudanças e crescimento. Com a proposta de adequabilidade à realidade de cada objeto a ser avaliado e a partir das suas várias funções, seus pressupostos e diretrizes, buscamos construir um ambiente de Avaliação como processo contínuo de transformação.

A avaliação primitiva, na busca de culpados, valorizando o erro, ou como mensuração e identificação de valores numéricos, está cada vez mais pálida, projetando em seu lugar a abordagem de um novo processo interativo negociado e transformador, identificado como sendo a avaliação de 4º geração, na qual o objeto avaliado participa, se envolve e negocia em todo o processo avaliativo, no sentido de aprimorar e crescer.

Leia Mais

Tec. Informação

A preocupação no novo milênio com o meio ambiente, energia, aquecimento global e justiça social trouxe questões relevantes sobre o modo de vida no planeta. A qualidade de vida em sociedade, no trabalho e na família é cada vez mais pesquisada e interrogada. Dos avanços científicos, questiona-se sobre o papel e o poder da tecnologia, dos processos inovadores e dos resultados maravilhosos descritos em artigos, livros, revistas e na Internet, na solução de problemas cotidianos reais. Como podem estes instrumentos contribuir efetivamente para qualidade de vida de todas as pessoas? Enquanto o Global prospera apoiado nas redes, muitas vezes o local é excluído e suas populações marginalizadas. Muito da tecnologia já desenvolvida ainda espera nos laboratórios para ser totalmente aplicada. Integrar os conhecimentos científicos e tecnológicos com os saberes locais na solução dos problemas reais é o desafio para a tecnologia e a educação que podem ser instrumentos de transformação e de inclusão social proporcionando sobrevivência para uns e melhoria na qualidade de vida para todos.

5186980861

Gestão e Inovação

O novo cenário apresenta uma mudança de paradigmas no mundo inteiro, onde a tecnologia deixou de ser um fim para se transformar em meio. Isto significa que os conhecimentos disseminados precisam ser redirecionados e mesmo atualizados. Em muitas áreas tornou-se necessário inovar em técnicas e metodologias, bem como na atuação de seus profissionais e suas novas funções.

Deste modo vários questionamentos se fazem necessários e em duas direções:

  1. Como usar a tecnologia da informação? Como adequá-la?
  2. Qual o perfil dos profissionais que precisamos? Quais suas novas funções? Como formá-los?
Leia Mais